quinta-feira, 23 de abril de 2015

Você já comeu arroz de berinjela?

Eu nunca tinha comido arroz de berinjela, nem ouvido falar que se fazia.
Mas como entrei numas de fazer marido comer berinjela de qualquer jeito e se faço separado ele não come (inventa desculpas e mais desculpas), resolvi fazer logo no arroz (que é um dos vícios dele) e até que deu certo.

Sobre o arroz. Vamos lá! Não ficou ruim. Ficou com gosto de berinjela refogada (porque foi o que eu fiz), ou seja, muito gostoso.
Primeiro cortei a berinjela em cubinhos e coloquei de molho em água por cerca de 20 minutos, para não amargar. Depois sequei e coloquei em uma frigideira com um fio de azeite. Deixei dar uma fritadinha e acrescentei cebola e mais tarde tomate. Fiz um refogadinho que já dava para comer sozinho, mas foi aí que tive a ideia de fazer o arroz de berinjela e como inventar e provar é o meu lema na cozinha, fiz.
Troquei o refogadinho de panela e acrescentei o arroz cru e a água...
Tudo bem que errei na água dessa vez... quando percebi tinha colocado água demais e no fim o arroz ficou meio unidos venceremos. Mas posso culpar o arroz também porque essa marca que comprei está me dando uma canseira. Se coloco pouca água fica duro, se coloco mais, fica pacho... fazer o que!!! Vou ver se dou mais sorte na próxima
compra.

Mas mesmo grudentinho o arroz ficou bem gostoso e acho que isso é que importa, que dá para fazer um arroz de berinjela e que fica bom!

Mas o que ainda não contei é que esse arroz de berinjela acompanhou um franguinho com milho que eu A-M-E-I.

Temperei o frango normal, com cebola, tomate e pimentão, acrescentei cheiro-verde (porque gosto de frango com cheiro verde, ou melhor, tudo com cheiro verde) e levei ao fogo , para refogar, com um pouquinho de manteiga e os pedaços de milho.

Coloquei também polpa de tomate com manjericão. E coloquei mais do que uso normalmente, porque o frango feito no mesmo dia geralmente fica muito branco e eu não gosto. Quando é temperado na véspera pega mais o tempero e fica mais coloridinho. Nesse caso, o molho de tomate deixou o caldo mais colorido, dando a impressão de gordura, o que era mínima, porque eu retiro tudinho, toda a pele e as gordurinhas que ficam penduradas, tudo.


O resultado foi muito bom. O milho foi cozido na água do frango e com isso ganhou um sabor delicioso. O frango, por sua vez, junto com seu caldo, adquiriu um pouco do sabor do milho e ficou mais saboroso ainda.O conjunto ficou perfeito ao meu paladar!


Deixei com muito caldo para dar mais sabor e olha, não sobrou! Teve gente (marido é claro, quem mais!) que repetiu, tanto o arroz quanto o franguinho e também a salada.


Ah!!! a salada, ainda não contei...

Ralei a cenoura (agora estou craque em ralar), repolho roxo e acrescentei um fio de azeite.
Usei tomate cereja cortadinho em cubos, que desta vez mais parecia tomate seriguela, pois estavam laranja e compridinhos (uma graça!) e para dar um sabor diferente cozinhei uns ovos e depois triturei grosseiramente junto com os outros ingredientes, mais um pouco de azeite e manjericão desidratado. Pronto! Ficou bem gostosa!!!

E para finalizar, o pratinho da criança!
Não ficou arrumadinho como das outras vezes, mas ficou saboroso e esse prato ficou vazio em pouquíssimos minutos, podem ter certeza!

Valeu, gente! Até a próxima invenção na cozinha! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário