terça-feira, 7 de abril de 2015

Você come frutas? Eu até como...

...mas não vou mentir, tenho preguiça de descascar laranja e só como mamão quando o marido (aquele santo) corta no meio para mim. Gosto mais de banana maça e só como a prata quando já está ficando pretinha, porque fica bem mais docinha. Minhas frutas preferidas são sapoti e ata (fruta do conde). Talvez por serem mais difíceis de achar e mais fáceis de comer (a ata é só abrir e sapoti eu como com casca e tudo).  
Embora seja uma morta de preguiça (admito!), sei do bem que essas coisinhas doces fazem para nosso organismo, então estou começando a deixar minha indolência de lado e pensado mais em comê-las no meu dia a dia. 
Hoje fiz uma pesquisa, para me dar um estimulo sobre o tema e resolvi colocar os resultados aqui, para quem também quiser se empolgar um bocadinho com as frutinhas da vida...
Aqui vão os principais benefícios de algumas delas.

Morango - Os morangos podem combater fortemente o câncer e o envelhecimento precoce.  Deve ser consumida pelo menos duas vezes por semana. E, quanto mais escura for atonalidade da fruta, melhor.

Uva - Possui forte ação antioxidante e auxilia no combate ao câncer. Também deve ser consumida pelo menos duas vezes por semana.

 Banana - Além de ser rica em fibras, fonte de potássio, auxilia no combate à anemia, depressão e pressão alta. A fruta também fornece carboidratos, que ajudam a manter a energia em alta, além de uma quantidade considerável de fibras. Consumir três vezes por semana.

Pêssego - Rico em fibras, sais minerais, vitamina A e C, auxilia na regulação de ácido úrico e no bom funcionamento do sistema digestivo.


Maçã - Contém vitaminas B1, B2 e sais minerais como Fósforo e Ferro. Ajuda a regular o sistema nervoso, evita problemas de pele, do aparelho digestivo e queda dos cabelos.

Manga - Evita a calvície, ajuda a regular o intestino, a acabar com as infecções, auxilia no crescimento dos ossos, na conservação de pele e no combate ao estresse.

Kiwi - A perfeita combinação das vitaminas A e E pode diminuir o risco de doenças cancerígenas, artério-coronarianas e melhora o sistema imunológico.

Laranja - Rica em vitamina C, é antioxidante, atua sobre o sistema imunológico e ajuda a reduzir o risco de câncer. As membranas entre seus gomos fornecem pectina, uma fibra solúvel que ajuda a controlar os níveis de colesterol e ainda favorece o bom funcionamento do intestino, o que justifica que se dê preferência ao consumo da fruta in natura..Consumir até três vezes por semana.

Mamão - A fruta combate a prisão de ventre e a formação de gases, graças às substâncias laxativas e às fibras que contém. Além disso, é uma excelente fonte de vitamina C, de cálcio e potássio, entre outros minerais importantes para o controle da pressão e para prevenir problemas cardiovasculares.  Deve ser consumido pelo menos duas vezes por semana.


Goiaba e tomate - Ambos contêm licopeno, substância que ajuda a prevenir vários tipos de câncer, entre eles o de pele. O legume também é poderoso contra o câncer de próstata. A concentração de licopeno pode ser até 10 vezes maior no tomate maduro do que no verde. E mais: ele é um dos poucos alimentos que, se cozidos, não perdem propriedades. Ao contrário, a disponibilidade desse composto aumenta quando ele é submetido ao calor do fogo. Ideal é comer pelo menos 2 colheres (sopa) de molho de tomate três vezes por semana. Já a goiaba deve ser consumida pelo menos uma vez por semana, com casca, para garantir um elevado aporte de fibras e vitaminas.



Fruta do conde (ATA) - Rica em fibras, a fruta é um bom alimento para combater a prisão ventre e regular funcionamento do intestino, além de saciar a fome por mais tempo e auxiliar na eliminação de toxinas do corpo. Graças à presença da vitamina C, a fruta também é antioxidante, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce das células e fortalece o sistema imunológico. A combinação entre a vitamina C e ferro potencializa a absorção desse mineral pelo organismo, o que torna a fruta útil na prevenção de doenças como anemia. Regulação da pressão arterial e do ácido úrico no corpo também são alguns dos benefícios do alimento.


Sapoti - É rico em Vitamina A que faz ser altamente benéfico para a saúde dos olhos. A vitamina dar uma melhor nutrição para os olhos e ainda proteger contra danos da retina. A Vitamina C também é altamente benéfico para os olhos. Como a vitamina C é um poderoso antioxidante, que protege os olhos dos danos na retina provocados pelos os radicais livres. É rica fonte também de vitamina C. 100g  da fruta contém 14,7 mg que é igual a 24,5 da dose diária recomendada (RDA) de vitamina C. Como a vitamina C é um poderoso antioxidante, é eficaz para aumentar a imunidade. Ele também contém tanino que tem propriedade antiviral e antibacteriana. Portanto, comer ao sapoti pode aumentar a sua imunidade e uma forma eficaz de combate o frio, gripe e proteção contra infecções.

Para completar... Você sabia que comer frutas em jejum é que é o grande lance?

O que é melhor?
Sem dúvida alguma, a fruta é perfeita para começar o dia, um dos motivos é que o nosso sistema digestivo não precisa de uma grande quantidade de energia para processá-la e, além disso, ela oferece diferentes benefícios para o funcionamento do organismo diariamente.
Assim, as frutas são consideradas como o único alimento capaz de fazer com que o cérebro trabalhe com mais rapidez, oferecendo equilíbrio com as demais partes do corpo.
Por outro lado, na composição de diversas frutas encontramos os elementos mais importantes para o bom funcionamento de nosso organismo. O maior elemento em sua composição é a frutose, composta por aproximadamente 95% de água. E, quando falamos em tanta água na composição de uma fruta, estamos falando de um “alimento” capaz de limpar o organismo e beneficiá-lo.

Há um jeito certo de comer frutas?
O problema no consumo de frutas é que a maioria das pessoas desconhece a maneira adequada de fazê-lo. Neste caso, o que deve ser feito é consumir as frutas quando estamos em jejum ou quanto nosso estômago está vazio.

Por que consumir frutas quanto estamos em jejum ou com o estômago vazio?
Este é o modo mais eficaz de consumir frutas, visto que no princípio da digestão elas não são digeridas pelo estômago, mas sim pelo intestino delgado. As frutas passam rapidamente pelo estômago e são direcionadas para o intestino, lugar onde liberam seus açúcares.
Porém, se junto às frutas tivéssemos consumido amidos, batata, carne, elas não realizariam o processo de chegar até o intestino, que é onde desempenham sua melhor função e são fermentadas.

 Benefícios
Consumir frutas de manhã não apenas tornará sua alimentação mais leve, mas também consumirá suas importantes propriedades naturais, que atuarão da seguinte maneira:
- Ajudarão o organismo a nos proteger de doenças cardíacas;
- Fortalecerão os vasos capilares, principalmente aqueles mais frágeis, que constantemente provocam ataques cardíacos ou sangramentos internos;
- Por seu teor em bio-flavonoides, evitarão que o sangue se torne espesso e obstrua as artérias.

Outras recomendações
Ao consumir frutas e sucos pela manhã, tente não consumi-los muito gelados, pois isto faz com que seus componentes se solidifiquem, tornando a digestão mais lenta.
Depois de cada refeição, comece a implementar um chá quente ou, se preferir, um pouco de água quente. Isso fará com que as gorduras se tornem mais “leves”, o que tornará sua eliminação mais rápida e facilitará a digestão.


Só finalizando... fruta é tão bom que se deve comer até as cascas!!!

Fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, as frutas têm grande importância na dieta de um esportista. Mas, nem sempre, as cascas agradam ao paladar. Saiba que elas contêm muitos nutrientes e podem diminuir o gasto com a alimentação (já que você fará um aproveitamento melhor dos alimentos).
Além disso, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a ingestão de três a cinco porções por dia e o consumo das cascas também pode ajudar a atingir essa meta. Confira, a seguir, quais os benefícios existentes nas cascas de algumas frutas e aprenda a fazer três receitas nutritivas.
Obs.: Além da lavagem com água, antes de serem consumidas, as cascas devem ser deixadas de molho em hipoclorito de 10 a 15 minutos.

Maçã - A casca da maçã contém fibras insolúveis, que auxiliam no funcionamento intestinal, e vitamina C, importante nutriente para síntese de colágeno – que tem ação na conversão do colesterol em ácidos biliares e auxilia a absorção de ferro. O alimento exerce, ainda, importante função antioxidante e, por isso, está associado na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis quando previne a agressão dos radicais livres.  Também é rica em ácido clorogênico, substância que tem relação na redução da hipertensão, dislipidemias e estresse oxidativo (que atua na formação dos radicais livres).


Banana - As cascas de banana têm mais nutrientes do que as partes comestíveis, podendo ser uma fonte alternativa de potássio e fibras alimentares, que melhoram o funcionamento intestinal, assim como no controle das doenças crônicas não transmissíveis. A pectina, também presente nessa parte da banana, forma géis que reduzem a absorção de açúcares no intestino, importante na prevenção do diabetes, e reduzem o esvaziamento gástrico, promovendo saciedade.


Frutas cítricas* - 
As cascas das frutas cítricas contêm antioxidantes que previnem doenças cardiovasculares, vários tipos de câncer, danos causados à molécula de DNA, envelhecimento, doenças como o mal de Alzheimer, diabetes, artrite reumatoide, síndrome metabólica e processos neurodegenerativos. A casca de romã, por exemplo, é usada no tratamento de inflamações bucais e da garganta.
*As cascas dessas frutas podem ser raspadas e deixadas no freezer, funcionando como gelados. Também, é possível adicionar azeite e dar um aroma especial e diferenciado às raspas.
Dá para fazer farofas, doces e conservas com as cascas.

**********************
E aí?? Vale a pena, né!!! São muitos benefícios e alimentos gostosos. Fica até difícil reclamar, porque não tem nem desculpa para não comer. Acho que vou sim (deixar minha preguiça de lado e) comer mais frutas sim! E você?


Fonte: blog.arabia.com.br
http://revistavivasaude.uol.com.br/
http://www.bolsademulher.com/
http://www.saudedica.com.br/
Fonte: http://melhorcomsaude.com/
Fonte: https://www.ativo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário