sexta-feira, 3 de abril de 2015

Almoço básico da Sexta-feira Santa

Reza a tradição que na Sexta-feira Santa não se deve comer carne.
Não sou religiosa, mas comer algo diferente de fez em quanto é bom demais.
E nessa sexta-feira resolvi tirar do congelador uns filezinhos de bacalhau que eu já tinha.
Aproveitei também e usei um camarão seco graudinho que estava guardado na geladeira.
Só sei dizer que meu almoço ficou uma delícia!!!
O arroz de camarão foi básico.
Fritei o camarão no azeite, acrescentei cebola, tomate e ... para dar um saborzinho de saúde, coloquei couve. Ficou show de bola!

Aí eu parti para os bolinhos de bacalhau...Eu não sou lá muito boa de bolinhos...

Uma odisseia, já que eu não sigo receita. Ainda não tinha dito né, mas eu nunca sigo uma receita completa... sempre vou inventando, trocando ingredientes, colocando tudo no 'olhômetro' e no fim até que dá certo...
Dessa vez mas rolou legal!!

Cozinhei batatas cortadas grosseiramente e cenouras bem picadinhas. Depois amassei os dois juntinhos e misturei com o bacalhau (que ficou de molho para dessalgar e já estava desfiado).

Acrescentei tomate picadinho e cheiro-verde.
Mas aí tinha de dar a liga ... que não dava...
Precisava e trigo ou farinha de rosca, que a linda aqui simplesmente não tinha...
Tentei um pouco de amido de milho (maizena), mas fiquei com receio do sabor ficar ruim...
Então optei por triturar umas torradinhas e misturar. Ficou legal, mas ainda precisava mais... então triturei uma bolachas de água e sal. Cara, ficou muito gostoso!

Mas eu não queria fritar no óleo e resolvi fazer os bolinhos na Airfryer. Pré-aqueci por 5 minutos a 20 graus e depois testei 5 minutos e depois mais cinco (para virar o bolinho). Ficou bom.
Experimentei 12 minutos direto (sem virar o bolinho) e também ficou bom. Se quiser deixar 15 minutos também tá valendo, porque testei também e fica saboroso do mesmo jeito, porém um pouco mais moreninho.
O importante é que fica mais saudável.

A casquinha fica meio grossinha e por dentro fica cozidinho... hummmmmmmmmmm... sem comentários!



O resultado foi bacana e essa apresentação dá água na boca, não é verdade!?
Ficou tudo lindo e gostoso.


Comecei a cozinhar tudo lá pelas 10h e 12h30 já estava almoçando legal! 
Que venha o sábado de aleluia!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário