quarta-feira, 13 de maio de 2015

Verduras e legumes...

Quem olha pensa até que eu sou daquelas que só come comida saudável... mas não é bem assim, não. Sou boa de boca (e todo mundo sabe bem disso, afinal, como boa gordinha, não tenho como negar!) e pizzas, cachorros quentes e hambúrgueres fazem parte da minha 'dieta'.

Mas, sei dos benefícios da boa comida, então nos últimos tempos passei a fazer assim: na rua, até como uma besteira ou outra... vou nos meus sanduíches e castigo na macarronada tipo lasanha. Mas em casa, sempre tem de ter comida mais saudável.

Evito fritar e para isso uso muito o forno (o que era coisa rara nessa casa) e a air fryer (muitíssimo prática, apesar do recipiente ser pequeno e tudo ter de ser assado em pequenas quantidades, o que termina demorando mais tempo). Costumo usar muitas verduras e legumes e para saber o que estou comendo, pesquiso as vitaminas e valores nutricionais.

Tenho sempre tentado fazer algum tipo de salada para acompanhar todo almoço e com isso muitas vezes vou inventando, misturando coisas e criando sabores. Há dias mais criativos e outros,.. nem tanto. Mas como a minha cozinha é de experimentação, tudo está valendo!!

Hoje teve bobó!

Não sei como é o bobó de vocês, mas o meu aprendi com vovó e como desde bem pequena. Sempre gostei de verduras e sempre digo que  cozidão para mim tem de ser recheado delas. Isso é outra coisa que aprendi com vovó.

Mas voltando ao bobó. A receita desse que ela fazia, mamãe fez e eu faço agora na minha casa é só vinagreira, cebola, tomate e pimentão. Simples assim! Agora isso não quer dizer que eu não possa acrescentar jongome, quiabo e maxixe para dar mais sabor. E isso eu faço muito, Mas o de hoje é o simplezinho mesmo.

A vinagreira é retirada do caule e cozida em água com sal até mudar de cor. Depois eu seco e trituro com a faca mesmo (batendo nas folhas até ficarem trituradinhas).

Coloco na panela onde já refoga a cebola, o tomate e o pimentão. Acrescento água e sal, se houve necessidade. Pronto! Deixo ferver e já está no ponto de comer com um arroz branco e carne cozida, frango ou o que quiser.

Mas tem de ter salada todo dia, então hoje ralei a cenoura crua e refoguei com berinjela e um pouco de tempero pronto para legumes (não usei o saquinho todo porque era poderia salgar demais).

A berinjela eu cortei em cubos e deixei descansar em água de sal por 20 minutos e depois cozinhei até mudar de cor. Deixei secar e levei à frigideira para o refogado com a cenoura no azeite extra virgem...para finalizar acrescentei coentro picado...

Deixei essa mistura esfriar e misturei com ovinhos de codorna cozidos. Ficou uma saladinha bem simples, mas deliciosa.

O almoço foi básico e com gostinho de saudade de vovó...o que deixou tudo mais delicioso!!!

Boa refeição a todos!!!

OBS: hoje achei que as fotos não ficaram boas... o celular, que é meu companheiro de cozinha, não colaborou, mas tá valendo!

Um comentário:

  1. Parece bom. Só me falta tempo de fazer uma visita à cozinha de casa. Passo o dia na rua ou dentro do carro e é mais fácil comer dentro dele. Hahaha

    ResponderExcluir