sábado, 30 de maio de 2015

Quer uma comidinha diferente? Coma batata!!!

Que tal um pratinho diferente para oferecer na visita de amigos? Um acompanhamento ou aperitivo gostoso, com uma bela estampa...
Pois nas minhas buscas por pratos novos encontrei algumas receitinhas rápidas com batata. Fiquei muito a fim de fazer algumas... outras, sei que estão mais longe de mim... principalmente as fritas em óleo, porque eu já coloquei na minha cabeça que não vou fritar mais... (não sei até que dia, mas tá valendo!).
As receitas eu peguei no site Receita sem fronteiras, que é um verdadeiro baú de pedras preciosas para quem quer fazer receitas bacanas, simples e deliciosas. Trouxe para cá e em algumas dei meu pitaco... 
Vamos a elas!!!

BATATA ROSTI
As batatas Röstis ou Rosties são originárias do Cantão de Berna, parte alemã da Suiça. A palavra "rösti" em alemão significa fina e crocante. Chegou ao Brasil por meio dos primeiros imigrantes suiços que se instalaram em Nova Friburgo. São batatas raladas, secas que são formadas como bolinhos achatados e fritos na manteiga. Crocantes por fora e macias no interior. Em versões maiores podem ser recheadas.


BOLINHO DE BATATA

Para fazer bolinhos de batatas, inicialmente é feito um purê bem espesso, temperado com especiarias e ervas, um ovo pequeno e farinha para obter uma consistência macia, sem ser seca e que possa ser moldada e depois frita. Podem ser recheados ou não.


BATATA HASSELBACK
As batatas suecas são tão simples quanto tão rápidas de se fazer. São chamadas Hasselbackspotatis ou apenas Hasselbacks. As batatas são cortadas, com casca, em fatias finas, sem cortar a base e colocadas em um recipiente que vá ao forno, temperamos com especiarias, um toque de manteiga por cima, levadas a assar e estão prontas. Pode-se também colocar alguns ingredientes entre as fatias, como queijo, bacon, etc.


BATATAS ASSADAS RECHEADAS
Simples e deliciosa. As batatas são assadas com a casca no forno, são feitos buracos na polpa, como um barquinho e colocado o recheio e pode-se, ou não, levá-las ao forno para gratinar ( o que deixa o sabor mais delicioso ainda).


BATATA FRITA
São as mais procuradas em lanchonetes. Para ficarem crocantes, depois de descascadas e cortadas em palitos, devem ser colocadas em água com gelo por pelo menos 20 minutos antes de fritar. Na hora de fritar devem ser bem secas para o óleo não pipocar.

BATATAS ESPIRAL

Essa é a mais difícil (se é que podemos dizer assim), mas esteticamente é muito bacana. É preciso inicialmente, crua, cortar as batatas em formato de tubo. Depois, com muita destreza, recortar formando espiral, abri-las com auxílio de um espetinho e fritar. O trabalho é compensado pelo efeito inusitado...


BATATAS DAUPHINE
As batatas dauphine são uma mistura de purê de batatas e massa de carolinas. Faz-se bolinhas que são fritas. É o acompanhamento ideal para um rosbife ou frango grelhado do domingo.





BATATAS DUCHESSE

As batatas duchesse são de origem francesa e foram criadas em homenegem a Maria Antonieta, arquiduquesa da Austria e rainha consorte de França e Navarra. O formato imita o penteado da rainha, alto e ondeado.
As batatas duchesse têm uma preparação semelhante à dos bolinhos de batatas, mas temperadas apenas com pimenta do reino branca e noz moscada e com a massa um pouco mais mole. A massa é colocada em um saco de confeiteiro com bico de pitanga grande. As pitangas são feitas em tabuleiro untado e enfarinhado e levadas a assar em forno a 180° C, até dourararem ligeiramente. Você pode usar este recurso para finalizar algum prato a ser gratinado, formando os desenhos sobre o conteúdo do mesmo.

BATATAS SOUFFLÉES
É um dos milagres da cozinha francesa. Trata-se de fatias de batatas de 2 a 3 mm que são fritas em dois banhos de óleo em temperaturas diferentes: 1/2 K de batatas para 1 litro de óleo. Dividir o óleo em duas panelas. Aquecer um dos óleos em temperatura média e o outro quase fervente. Colocar uma parte das batatas no óleo médio, virando até começarem a inchar e a seguir passar para o outro até que fiquem totalmente inchadas e douradas. É bom lembrar que as batatas devem ser secas antes da primeira fritura e depois de fritas. É mágico e são deliciosas como acompanhamento ou para o aperitivo...

PURÊ DE BATATAS

O purê de batatas é uma mistura de batatas cozidas, espremidas, refogadas em manteiga, acrescentando leite, pimenta do reino branca, noz moscada e sal. Simples e um dos acompanhamentos mais fáceis e interessantes para vários pratos.   


Fonte: As ideias e as fotos são do http://www.receitas-sem-fronteiras.com

Agora você pode criar em cima do que foi exposto aqui. Eu já tenho mil ideias... e assim que for fazendo mostro aqui!!!

Um comentário: