segunda-feira, 11 de maio de 2015

Comendo com os olhos

Há pratos que a gente come mesmo com os olhos. Só de ver já imagina que está delicioso.
Desde pequena eu como legumes e verduras. Não troco aquele cozidão com vinagreira, quiabo, maxixe, cenoura e batata (...e tudo o mais que eu achar na geladeira), por nada. 
Nos últimos tempos passei a dar mais valor aos legumes e com isso comecei a pesquisar aqueles que eu não usava, provar e buscar pratos em que posso usá-los de maneira mais legal, sem ficar sem graça como aquela salada cheia de folhas que eu não gosto.
Tenho lido, procurado e achado muita coisa bacana e pretendo trazer para cá as receitas que achar mais mais legais!! (são dois mais mesmo!)



Hoje a receita é de Ratatouille

Mas vamos por parte. Primeiro, o que é RATATOUILLE?
Eu mesma, quando ouvia esse nome só me lembrava daquele ratinho cozinheiro do filme, (e não vou negar) e só depois entendi que era um prato francês. Então aos colegas, aí vai o significado do nome...


Conforme a nossa colega Wikipédia, "O ratatouille é uma receita do século XVIII e pode ser servida quente ou fria, sozinha ou como acompanhamento. Um prato rústico, típico da região da Provença em que se notam influências espanholas e italianas. O nome significa «picar, triturar», mas podemos traduzir também como «ragoût de legumes» ou «prato de berinjelas». [Pequeno Dicionário da Gastronomia] 



Para preparar o ratatouille não pode faltar berinjela nem tomate. Com o restante dos ingredientes pode-se lidar mais à vontade. O pimentão e a abobrinha não são obrigatórios na receita. O método clássico de preparar a ratatouille envolvia tirar as peles e sementes ao tomate e cozinhar separadamente os vegetais, para serem combinados no final e temperados com sal e ervas da Provença (ou uma combinação de tomilho, orégão, sementes de coentro (?!) e funcho; o conjunto levava cerca de uma hora a cozer, sendo regado com vinho branco ou tinto. 
No original francês, ratatouille é um substantivo feminino, também chamado de "ragu grosseiro". Sopa de carne ou peixe picados com legumes cozidos longamente em azeite."

Ele pode ser montado de várias maneiras. Há quem pique os legumes e há quem os corte em tiras, rodelas e faça uma montagem mais trabalhada (e é que mais me atrai). O importante é que é saudável e pode ficar muito gostoso. Vai da criatividade que quem faz. 
Então vamos à nossa receita de Ratatouille. Essa aqui eu recebi da Nestlé e foi a que mais gostei...
Nessa receita ele dele ficar assim...

Ingredientes
1 abobrinha grande em rodelas finas (0,5 cm)
1 berinjela em rodelas finas (0,5 cm)
1 colher (sopa) de  tempero pronto (em pó)
4 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho picados
meia cebola picada
5 tomates , sem pele e sem sementes, picados
1 ramo de alecrim
2 colheres (sopa) de manjericão
2 colheres (sopa) de tomilho
1 pitada de pimenta-do-reino
1 colher (chá) de sal
1 pimentão amarelo em rodelas finas (0,5 cm)
1 pimentão vermelho em rodelas finas (0,5 cm)
meia cebola em rodelas finas

Modo de Preparo
Sobre a receita
Em um recipiente, coloque a abobrinha e a berinjela e salpique 1 colher (chá) de molho pronto (daqueles em pó)  por cima. Espalhe bem e deixe descansar por cerca de 30 minutos. Escorra toda a água que formar e seque bem cada rodela com um papel-toalha. Reserve. Aqueça bem uma frigideira e unte com 2 colheres (sopa) de azeite. Grelhe a abobrinha e a berinjela reservadas (colocando poucas rodelas por vez na frigideira, com cuidado para não amolecerem demais). Reserve. Na mesma frigideira, acrescente 1 colher (sopa) de azeite e refogue o alho e a cebola e adicione os tomates picados. Coloque o alecrim, o manjericão, o tomilho, a pimenta-do-reino e o sal. Cozinhe em fogo baixo até que o tomate comece a se desmanchar. Reserve.
Montagem:
Em um recipiente refratário, cubra o fundo com os tomates reservados e arrume as fatias de legumes, intercalando fatias de abobrinha, pimentões, cebola e berinjela (arrume os vegetais na vertical). Regue com o azeite e o tempero pronto (em pó) restante, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Sirva.

Rendimento: 10 porções
Categoria da Receita: Acompanhamentos
Tipo de Prato: Legumes e verduras
Tempo de Preparo: 20 min.
Tempo Total de Preparo: 80 min.
Nível de Dificuldade: Fácil
Custo: $ - Baixo

Fonte: https://www.nestle.com.br/



E agora? Bora comer ratatouille?

Nenhum comentário:

Postar um comentário